Pages

terça-feira, 22 de maio de 2012

OBEDIÊNCIA AO CHAMADO


“Olha que hoje te constituo sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares e derribares, para destruíres e arruinares e também para edificares e para plantares.” (Jeremias 1:10)

Esse chamado envolve muita honra, mas vem junto muita responsabilidade além de muito choro.

Jeremias foi chamado para exercer um ministério profético e sacerdotal. Ele é um bom exemplo do que significa servir ao Senhor. Esse homem era ao mesmo tempo sacerdote (vivia chorando pelo povo) e profeta (pregava contra o pecado e confrontava muita carnalidade). Por isso sofreu tantas injustiças, resistências e perseguições. Entretanto, nunca abriu mão do seu ministério e por isso se tornou um representante da fé.

Sabemos que um líder, não nasce pronto. Deus teve trabalho na vida de Jeremias para que ele se tornasse o líder inabalável que conhecemos.

Algumas coisas são essenciais para que cheguemos à condição de ministros que não negociam o chamado e cumprem a vontade de Deus.

A primeira coisa que precisa acontecer em nós é tomarmos consciência de que fomos marcados por Deus. Não somos líderes por nossa escolha ou por escolha de homens. Antes mesmo de nascermos o Senhor já havia nos predestinado para ser sacerdotes e profetas nesta geração. Foi isso o que o Senhor disse a Jeremias: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações” (Jr 1:5).

Você já nasceu para ser um líder! Satanás pode ter tentado de muitas maneiras abortar esse plano, mas esta é uma verdade estabelecida no céu. Deus lhe predestinou para o ministério. Só você (através de suas escolhas) pode evitar isso.

O chamado de Deus envolve conhecimento, consagração e autoridade. Deus diz que lhe conheceu (não estava enganado a seu respeito), lhe consagrou (santificou sua vida, pôs em você um selo) e lhe constituiu (lhe respaldou com uma autoridade espiritual).

Satanás faz de tudo para questionar nossa identidade, mas é preciso definir. Você vai ficar com o que Deus diz a seu respeito ou com o que o diabo diz?

Somos chamados, mas é necessário abrirmos mão dos argumentos de nossa alma. Jeremias apresentou suas limitações para não atender a Deus, mas teve que mudar de ideia (vs. 6 e 7). O Senhor nunca aceita as nossas desculpas.

Nossa alma costuma denunciar nossa deficiência de capacidade e de identidade. A primeira reação de Jeremias diante do chamado de Deus foi “eu não sei falar” (capacidade) e “eu não sou maduro” (identidade). Porém, é preciso permitir que nossa mente e coração sejam conquistados pelo Espírito Santo. Nossos argumentos são sempre gritos de uma alma doente. Não podemos permitir que ela nos governe. Quem tem que fazer isso é o Espirito.

Deus nos manda amordaçar nossa alma. A Jeremias, Ele fez uma proibição: “Não digas: sou uma criança!”... Em outras palavras, não podemos dar eco às vozes da nossa carnalidade.

Nosso chamado tem que se basear em obediência e não em sentimentos ou casualidades. Deus não estava sugerindo nada a Jeremias. O chamado é uma ordem à qual respondemos com fidelidade ou infidelidade. Diante da palavra - “A todos os que eu te enviar, irás, e teu te mandar, falarás!” - o Senhor não o deixava com outra opção além de obedecer.

A fidelidade é a marca que confirma nossa fé. Jesus questionou: “Porque me chamais Senhor e não fazeis o que vos mando?” Aqueles que não estão dispostos a obedecer estão simplesmente brincando de religião, tem uma fé morta.

O líder segundo o coração de Deus é aquele faz o que tem que ser feito. Ao dizer a Jeremias que ele deveria simplesmente obedecer, Deus estava lhe ensinando que o líder não tem que discutir ou achar nada. Tem que fazer. Esta é a única maneira de vermos o a manifestação do poder celestial em nós e através de nós. É quando damos passos reais na direção da vontade do Senhor, que temos o seu favor e somos usados por Ele.

0 comentários:

Postar um comentário